Em que se diferenciam os homens altamente sensíveis?

06/08/2021 artigos Rosalira Oliveira

Homem altamente sensível caminhandoArtigo escrito pela dra. Elaine Aron

 

Como alguns de vocês sabem, tenho um lugar especial em meu coração para os homens altamente sensíveis. Eu realmente gosto deles. É por isso que quero ver esse filme que pretendem realizar sobre eles. Mas, o que  torna os homens altamente sensíveis diferentes das outras PAS ou dos outros homens?

 

Cada vez sou mais avessa a fazer generalizações sobre as PAS, porque estou ciente de que todos vocês variam muito entre si. Eu quero que você seja fiel ao seu ser individual. (É por isso que lamento ter feito aqueles comentários sobre o “espectro autista”, com o objetivo de distingui-los das PAS, porém minhas palavras acabaram por ferir os indivíduos envolvidos, cada um deles único e alguns também PAS.). Por isso, me concentrei apenas naquilo que sei ser verdadeiro sobre os homens altamente sensíveis.

 

Em primeiro lugar, os homens PAS se desenvolvem sob a influência de genes masculinos, sendo o principal fator a testosterona. Deixando de lado o espectro de gênero, quase todos os homens PAS (e os homens em geral) são, claramente, biologicamente masculinos. (Provavelmente, eu acabo de magoar alguém de novo, porém tenha em mente que alguns de nós necessitam de um tempo para recuperar o atraso). É claro que o comportamento masculino e feminino é tal que muitos homens fazem algumas coisas que as mulheres normalmente fazem e vice-versa. Mas, são os hormônios os responsáveis de que os homens PAS e as mulheres PAS sejam diferentes de alguma maneira. Como os hormônios interagem com a sensibilidade? Nós ainda não sabemos, porém está claro que o fazem e precisamos aprender sobre isso. Talvez esta seja a fase dois da nossa pesquisa.

 

Olhando para trás na evolução do comportamento masculino

Outro fator é o da evolução. O que funcionou? Sabemos que a sensibilidade funciona o suficiente para estar presente em 20 ou até 30% da população e em igual número em homens e mulheres. Isso significa que os homens com alta sensibilidade tiveram sucesso em se reproduzir. Como sabemos disto?

 

Sabemos que os machos humanos evoluíram para uma estratégia que também é encontrada em alguns pássaros e em outros mamíferos, que é ficar por perto após o acasalamento para ajudar a criar seus próprios filhotes. Este método de ver seu DNA passar para a próxima geração contrasta fortemente com o simples acasalamento tão frequentemente quanto possível, com o maior número de fêmeas possível e não ficar por perto depois. Os machos que usam essa estratégia protegem e apoiam sua família, a mãe e os filhos, e o fazem de várias maneiras distintas dependendo da espécie. Então os homens PAS, pelo simples fato de serem homens, são protetores e apoiadores.

 

Porém, a pesquisa demonstra que os indivíduos sensíveis protegem e apoiam a si próprios e aos outros de uma maneira diferente. As aves que são altamente sensíveis não são agressivas, e por isso alguns pesquisadores (Korte, Koolhaus e companhia, se você quiser pesquisar) chamam de “pombos”, aos indivíduos de uma espécie que são assim, o que não me parece um termo adequado.  Creio que um termo melhor seria “estratégico”. Mas, para poder compartilhar este estudo de uma maneira clara, teremos que continuar usando o termo deles.

 

pássaros altamente sensíveisPreste atenção ao fato de que estes pesquisadores estão falando sobre as diferenças entre indivíduos dentro de uma mesma espécie, neste caso, o chapim-real (parus major), uma espécie de pássaro real, muito comum na Europa. Aos outros pássaros desta mesma espécie, os pesquisadores chamaram de “falcões”.  Os chapim-reais do tipo “pombo” não são agressivos e exploram seu ambiente com muito cuidado.  Já os do tipo “falcão” lutam muito e não se preocupam em explorar seu ambiente.

 

Quando há comida suficiente, os pássaros do tipo “pomba” deixam que os “falcões” comam onde quiserem, enquanto eles se alimentam em lugares menos óbvios. Quando não há comida suficiente, os tipos “pomba” sabem onde está a   comida! Já os tipos “falcão” – que não se preocuparam em olhar ao seu redor – não encontram facilmente novas fontes de alimento. Esta é uma estratégia brilhante, mesmo que não o façam de maneira consciente.

 

descanso altamente sensívelAcho que nos humanos essas estratégias são planejadas, mas ainda assim possuem uma base evolutiva. Homens PAS são como os tipos “pombos”, ou melhor, tipos “estratégicos”. Eles planejam sua própria sobrevivência e a de sua família. Eles não querem ter que brigar por recursos quando as coisas ficam difíceis, seja no mercado de ações seja no supermercado. Eles cuidam, quando podem, de que tenham aquilo que podem vir a necessitar. Pode tratar-se de ganhar dinheiro suficiente e investi-lo com sabedoria, de viver no lugar correto, de evitar problemas com os filhos ou ameaças à sua saúde. (Tenho certeza de que os homens PAS estiveram entre os primeiros, em média, a serem vacinados contra a Covid-19 e, por serem cuidadosos, foram hospitalizados com menos frequência.)

 

Mas como os animais do tipo “pombos” em uma espécie conseguem atrair o outro sexo e acasalar sem lutar por eles? Voltemos para o Lobo Negro de Yellowstone (você pode encontrar um filme sobre ele na internet), que era tão incomum em seu comportamento que seu DNA foi preservado por geneticistas que queriam estudá-lo. Ele era famoso por evitar o confronto, entretanto, como seu apelido “Casanova” sugere, ele acasalava com frequência, simplesmente esperando que os machos-alfa estivessem ausentes por tempo suficiente para engravidar as fêmeas aparentemente dispostas. O que intrigava a todos era seu senso estratégico em todos os assuntos, incluindo a sua incrível visão, quando perseguido por machos-alfa furiosos, cruzando uma estrada pavimentada que ele sabia que os outros lobos não cruzariam, e mais ainda, com tantos turistas observando desde os seus carros. Que campeão! Acho que os homens altamente sensíveis sabem se divertir mais, assim como têm mais charme e habilidades estratégicas. Por falar nisso, este lobo viveu até ser muito velho, finalmente morrendo em uma luta com outros machos. Tome cuidado com a sua retaguarda.

Concluindo: Atenção, eu tenho outro acrônimo

STYLE para os homens PAS:

 

Style

S (strategy)para “‘Estratégico”, ou para a profundidade de processamento em ação, uma vez que os machos devem agir e ficar de olho em outros machos, especialmente aqueles que são mais agressivos.

(testosterone)– para “Testosterona”: você não pode explicar (ou entender) um homem altamente sensível pensando que ele é mais “feminino”.

(yielding) para “Ceder com sabedoria”:  viver para lutar (melhor) outro dia e de outra maneira, e perceber o ato de ceder com o sentido de um investimento de “alto rendimento”. (Não querer entrar na luta tradicional pode ser interpretado, erroneamente, como fraqueza, mas não é de maneira nenhuma. É como nas artes marciais, especialmente no judô: você usa o ataque do outro para derrotá-lo quase sem esforço, enquanto preserva sua própria energia mental e física)

(leadership)- para “Liderança”,  seja entre as pessoas (veja o artigo de John Hughes sobre Porque as PAS se tornam melhores líderes ), seja se convertendo em  líderes em seus campos, nas artes, ciência, negócios, atletismo ou qualquer campo em que se empenhem, usando seu ESTILO (style) exclusivo.

(empathy) para a “Empatia”, que pode ser usada nos relacionamentos próximos e na liderança, mas também para saber, com fins estratégicos, o que os outros estão querendo,  às vezes antes mesmo que eles saibam.

 

 PS: O homem PAS como sobrevivente designado

 

Não é nenhum segredo que eu gosto muito de Jornada nas Estrelas (Star Trek), todas as versões, exceto a primeira que é sexista. Porém não é tanto pela ficção científica, o que me agrada é que todos os personagens principais são pessoas boas – heroicas, gentis, etc. Eu só assisto TV enquanto faço meus exercícios de ginástica todos os dias, mas depois de assistir Jornada nas Estrelas por tantos anos, eu já sei de sobra o que acontece em cada episódio e precisava uma alternativa. A Netflix gentilmente me mostrou outras coisas das quais eu poderia gostar, então tentei Designated Survivor. Fui fisgada instantaneamente. É um thriller implacável, que eu normalmente nunca assistiria e NÃO recomendo para outras PAS. Então, por que eu estava assistindo?

 

O programa trata da política norte-americana. Este cara tranquilo, que nunca em sua vida se interessou por poder ou fama, torna-se presidente depois que TODOS no governo (inclusive os membros da Suprema Corte) morrem em um grande bombardeio durante o State of the Unión address (o discurso que o presidente dos Estados Unidos dirige todo mês de janeiro ao Congresso e ao povo do país). Eu não sabia, mas nos Estados Unidos sempre há uma pessoa, um membro do gabinete, que não vai ao discurso do State of the Union, mas fica escondido em um local seguro, para o caso de acontecer alguma tragédia, algo pouco provável. Esta pessoa se torna o presidente se todos os outros forem mortos.

 

Acontece que este “sobrevivente designado” (Kirkman, ou seja, “homem da Igreja”) muitos dos que o rodeiam, inspirados por ele, são infalivelmente bons e sábios, em todas as situações, do mesmo modo que as tripulações da Enterprise. Eu fui fisgada, embora fique superestimulada a cada episódio. Nunca assisto à noite, porém meus exercícios estão demorando cada vez mais! Em Jornada nas Estrelas, o grande tema que gera medo e tensão sempre é resolvido depois de um, talvez dois, episódios. Nesta outra série, ao contrário, as coisas que causam medo não se resolvem e vão sendo levadas até o episódio seguinte e vão se acumulando e a tensão só aumenta. Não é uma boa ideia assisti-la à noite antes de dormir.

 

Eu finalmente não aguentei mais e tive que pular alguns episódios para ver se todas as pessoas boas que estavam em perigo ainda estavam vivas nos episódios seguintes! (Admito que faço o mesmo com cada romance quando se torna muito tenso: pulo e leio o último capítulo. Sei que os autores decidem como acabam suas histórias, e me recuso a ser torturada por um autor que me faça sofrer até o final)

 

homens altamente sensíveisHoje entendi: estou viciada neste programa porque este homem que se tornou o novo presidente é um homem com alta sensibilidade, quer o criador do programa saiba disso ou não.  E o episódio que acabo de assistir confirmou isso. Neste capítulo, sua esposa estava tendo um flashback sobre como ele aceitou o humilde cargo do Gabinete de Habitação e Assuntos Urbanos. Não era algo que ele queria. Ele era feliz sendo um simples arquiteto que planejava moradias populares. Ele só aceitou o cargo porque o via como uma chance de servir a mais pessoas. Nesse episódio, também o vemos falar com raiva sobre alguém em quem ele confiava e que acabou por ser um dos conspiradores do bombardeio e um traidor total que lhe mentia constantemente. Kirkman diz que, pela primeira vez na vida sentia, uma vontade terrível de bater em alguém. Na verdade, ele gostaria de matar esse cara, o que lhe surpreendeu. Ele confessou ao seu guarda do Serviço Secreto que nunca bateu em ninguém em toda a sua vida. Como criança na escola ele sempre foi o pacificador!

 

Não sei se quero lhes recomendar esta série, mas diga-nos se você tem alguma maneira de entrar em contato com o criador, David Guggenheim, ou com os atores (especialmente o protagonista, Keifer Sutherland, filho de um dos meus atores favoritos Donald Sutherland). Aqui estou fazendo publicidade para a sua série. Ao menos deveriam estar dispostos a falar comigo.

 

Artigo original

Comentários
Pesquisar
Veja também
Curta nossa página
YouTube

Assine a minha Newsletter

Cadastre-se aqui e torne-se parte da nossa comunidade