Qual a relação entre o traço da Alta Sensibilidade e o TDA(H)

Qual a relação entre o traço da Alta Sensibilidade e o TDA(H)

18/06/2021 artigos,Slide Rosalira Oliveira

 

criança com alta sensibilidade e TDA(H) estudandoPela dra. Elaine Aron

 

Devo esclarecer de saída que eu não sou especialista em diagnóstico e que o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno do qual sei muito pouco. De modo que, como sempre, caso tenha dúvidas procure a ajuda de um profissional.

 

Dito isto, em muitos sentidos ambos são opostos: aqueles que tem TDAH parecem ter genes, conduta e critérios de sintomas, para serem diagnosticados, de alguém que tende a ser impulsivo e incapaz de ser afetado por consequências, que são até ruins para eles.  No outro extremo, as PAS tendem a fazer uma “pausa para verificação” antes de agir – nossa profundidade de processamento em ação –  e, portanto, são altamente conscienciosas.

 

Mas, novamente, há três possibilidades: é realmente alta sensibilidade e não TDAH, é realmente TDAH e não alta sensibilidade, ou ambos.

 

Porque pode ser alta sensibilidade e não TDAH:

Um número considerável das pessoas com TDA pode ser diagnosticada erroneamente, porque estão cronicamente hiperestimuladas em salas de aula grandes e lotadas, onde a primeira coisa que os professores notam é uma criança difícil e diferente, por algum motivo. Essa hiperestimulação também pode estar presente em casa, com a TV, os irmãos, e assim por diante, além das atividades depois da escola que outras crianças fazem e nas quais as crianças com alta sensibilidade também estão envolvidas. Esses ambientes podem parecer toleráveis para a maioria das crianças, mas provavelmente não o são para as altamente sensíveis. Elas nunca conseguem escapar da hiperestimulação. Obviamente, é importante saber o que é que está acontecendo, porque o tratamento seria bem diferente.

 

Em adultos, eu me pergunto se ser um buscador de sensações [do inglês High Sensation Seeker (HSS)] pode ser confundido com TDAH, e sabemos, com certeza, que as PAS também podem ser buscadoras de sensações.

 

pessoa adulta TDA(H)Para mim, o teste importante é se a pessoa tem uma boa concentração em um local silencioso e tranquilo. A maioria das pessoas com TDAH não a tem e podem se concentrar melhor com algum barulho. A maioria das PAS tem excelente concentração em um local silencioso, quando não está hiperexcitada. Portanto, o tratamento mais importante para elas é reduzir a estimulação e outras fontes de excitação e estresse

 

Alguns podem dizer que o melhor teste é dar os medicamentos que são usados para tratar o TDAH (ironicamente são estimulantes), e se a pessoa melhora, provavelmente é o diagnóstico. Não sendo uma especialista na área, não tenho certeza disso.

Porque pode ser TDAH e não alta sensibilidade:

O diagnóstico pode ser difícil, especialmente em se tratando de crianças, mas uma criança que se sente mal por, por exemplo, não entregar os deveres de casa ou se lembrar de detalhes importantes, pode se tornar tímida. Sentir-se diferente aconteceria tanto com o TDAH quanto com a alta sensibilidade. Tanto os pais quanto os adultos com o transtorno podem querer pensar nos sintomas como próprios de um traço normal, acreditando que a situação descrita acima é verdadeira e que a distração se deve apenas à hiperestimulação de uma PAS.

menino TDA(H)Ambos?

Como eu disse, neste caso TDAH e alta sensibilidade parecem quase mutuamente excludentes, mas eu não iria tão longe a ponto de dizer que não se pode ter ambos.  Conheci PAS que me disseram que têm os dois, e o funcionamento do cérebro e da genética ainda é muito incerto, a exceção do fato de que as coisas são sempre mais complicadas do que pensávamos.

 

Como sempre, se você acha que você ou seu filho podem ter esse transtorno, você definitivamente deve procurar uma opinião profissional, antes de decidir que é “apenas sensibilidade”.

 

____________________________________________________________

Artigo original

  • ARON, Elaine. FAQ: What is the relationship between the HSP trait and Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (also sometimes called ADD)?  disponível em https://hsperson.com/faq/hs-or-adhd/
  • Traduzido do espanhol a partir do site da Associação de Pessoas com Alta Sensibilidade da Espanha – APASE https://www.asociacionpas.org/

 

Comentários
Tags
Sobre o autor
Rosalira Oliveira Sou coach com formação em coaching ontológico e especializada em alta sensibilidade. Fiz minha transição recentemente, quando encerrei meu ciclo como pesquisadora e doutora em antropologia cultural e tornei-me criadora do “Ame sua sensibilidade”, um programa de coaching destinado a ajudar as pessoas altamente sensíveis a compreender e integrar em essa sua característica, de modo a viver uma vida com mais felicidade e significado.

Alta sensibilidade e você. Conheça agora o curso online.Clique aqui
+