Sensitive: The Untold Story (Documentário sobre a alta sensibilidade)

Sensitive: The Untold Story (Documentário sobre a alta sensibilidade)

24/05/2016 artigos,destaque Rosalira Oliveira

documentário sobre pessoas altamente sensiveis

 

Você chora facilmente? Você muitas vezes foi acusado de ser excessivamente emocional ou demasiado sensível? Você tem um alto grau de empatia? Você sente que, tanto as coisas boas como as más, lhe afetam de forma mais profunda do que àqueles que o rodeiam? Você pode fazer parte dos 20% da população que é altamente sensível, uma característica fisiológica explorada no documentário “Sensitive: the Untold Story

 

Através de mais de uma dúzia de entrevistas com uma grande variedade de pesquisadores, Sensitive: The Untold Story apresenta um conjunto de evidencias cientificas sobre as diferenças existentes (ao nível físico, fisiológico, neurológico e emocional), entre os 20% da população que é altamente sensível e os 80% que não compartilham esta característica.

 

Sensitive é o primeiro documentário produzido sobre as PAS (pessoas altamente sensíveis) e sobre o tema da alta sensibilidade, um fenômeno identificado pela psicóloga Elaine Aron na década de 1990. De acordo com o filme, na mesma época em que a dra. Aron iniciava seus estudos sobre a alta sensibilidade em adultos, dois outros pesquisadores (os drs. Jay Belsky e  Stephen J. Suomi), investigavam a mesma característica em crianças e em macacos do gênero rhesus. As conclusões dos três estudos são notavelmente semelhantes, apontando para a existência de uma porção minoritária da população que, efetivamente, experimenta o mundo de forma diferente e mais intensa do que a maioria.

newsletter

 

No filme, além de apresentar depoimentos de pessoas altamente sensíveis e vários estudos sobre a alta sensibilidade conduzidos por pesquisadores de dferentes especialidades, a dra. Aron aponta as quatro características principais de um indivíduo altamente sensível, consideradas por ela como fundamentais para identificar uma PAS:

 

  • Processar tudo em profundidade (observar e refletir antes de agir)
  • Superestimulação (cansar-se com mais facilidade por absorver muita informação)
  • Forte reação emocional e grande empatia
  • Sensibilidade para as sutilezas

 

Em um dos depoimentos do documentário, a cantora Alanis Morrissette fala sobre sua infância e sobre seus sentimentos ao crescer como uma pessoa altamente sensível: "Eu passei a maior parte da minha vida pensando que eu e meu modo de ser eram um problema para as outras pessoas". Num outro trecho, a própria dra. Elaine Aron, também ela uma PAS, revela: "Eu acho que eu fui estudar psicologia clínica porque não sabia o que estava acontecendo comigo”. Talvez por isso, ela encerre Sensitive com um chamado para todas as PAS: “Eu lhe peço, Fale.  Agora você sabe que está em boa companhia. Nós podemos apoiar uns aos outros. Você não é o único".

 

Caso você tenha interesse em adquirir ou alugar uma uma cópia do filme,com legendas em português, basta clicar neste link

Comentários
Sobre o autor
Rosalira Oliveira Sou coach com formação em coaching ontológico e especializada em alta sensibilidade. Fiz minha transição recentemente, quando encerrei meu ciclo como pesquisadora e doutora em antropologia cultural e tornei-me criadora do “Ame sua sensibilidade”, um programa de coaching destinado a ajudar as pessoas altamente sensíveis a compreender e integrar em essa sua característica, de modo a viver uma vida com mais felicidade e significado.

Alta sensibilidade e você. Conheça agora o curso online.Clique aqui
+