Sobre a autora

Sobre a autora

Rosalira Oliveira, Programa Ame sua sensibilidade

Oi, meu nome é Rosalira dos Santos e eu sou a criadora deste site e do Programa Ame Sua Sensibilidade. Meu objetivo é ajudar pessoas altamente sensíveis a compreender e integrar esta característica, reconhecendo-a como um dom, tanto para elas mesmas quanto para as pessoas com as quais convivem. Por quê? Porque conheço bem a sensação de viver se sentindo diferente das demais pessoas, tendo a nítida impressão de que existe algo errado com você. Essa foi, por muito tempo, a minha história.

 

Fui uma menina tímida que ficava mais à vontade com os livros do que com as pessoas. Como tantas crianças altamente sensíveis, fui induzida a tornar-me “mais”: mais forte, mais sociável, mais extrovertida (o que me fazia pensar que eu era “menos”). Aprendi a lição: abandonei minha timidez e construí uma personalidade extrovertida. Construí também várias carreiras profissionais. Como assistente social trabalhei em órgãos públicos e em organizações não governamentais, aprendi a liderar pessoas e conduzir equipes de trabalho. No meio de tudo isso persistia a sensação de estar fora do meu lugar. Havia sempre o esforço para me encaixar em um papel, que, sabia, não era eu.

 

Na busca do meu lugar no mundo apaixonei-me pela Antropologia e iniciei uma nova carreira. Tornei-me uma acadêmica: doutora, pesquisadora e professora universitária.  Era considerada uma profissional bem-sucedida e realizada. Mas esta era a visão alheia. Para mim todo esse “sucesso” apenas refletia o enorme (e cada vez mais difícil) esforço de adaptação, através do qual eu buscava mascarar minha timidez, meu horror ao conflito e minha necessidade de silêncio e de tranquilidade para sobreviver no competitivo ambiente acadêmico. Graças ao desejo de ser aceita e à grande capacidade de empatia, típica das PAS, eu conseguia mimetizar as características que o meu meio ambiente valorizava e assim ia vivendo.

 

Ainda que eu tivesse consciência de que “algo” não estava bem, tampouco sabia o que era. Somente tinha a sensação de que estava vivendo uma vida que não era minha, como se fosse um personagem seguindo um script escrito por outra pessoa. Foi nesse momento que tive contato com o trabalho da Dra. Elaine Aron, a psicóloga americana pioneira no estudo sobre a alta sensibilidade. De repente, tudo fez sentido: percebi que meu próprio sucesso em me adaptar ao mundo tinha me levado a um ponto crítico e que era necessário mudar. Busquei o apoio de uma coach especializada em alta sensibilidade e revisitei minha história e minhas escolhas.  Como resultado deste processo, aprofundei meus estudos sobre espiritualidade e desenvolvimento pessoal e fiz minha formação em coaching ontológico para que pudesse apoiar outras PAS no seu próprio trabalho de autoconhecimento e transformação pessoal.

 

Hoje descobri o meu lugar.  Acredito firmemente que as pessoas com alta sensibilidade necessitam aprender a superar seus receios para que possam oferecer seus dons para a construção de um mundo melhor. Meu propósito é contribuir para este desabrochar, compartilhando as ferramentas que me permitiram caminhar rumo à uma vida que não apenas integra, como realmente celebra minha sensibilidade. Se quiser saber mais sobre  meu programa de coaching dirigido a pessoas com alta sensibilidade, clique aqui para se informar sobre o PAS- Programa Ame sua Sensibilidade.

Alta sensibilidade e você. Conheça agora o curso online.Clique aqui
+

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0