Já há algum tempo a dra. Elaine Aron e seus colegas vêm trabalhando em um novo teste para a autoidentificação das Pessoas Altamente Sensíveis. O processo de revisão do teste anterior visava, entre outras preocupações, apresentar um retrato mais completo do traço – com suas vantagens e dificuldades – e também, ajudar as PAS a identificar quais aspectos da alta sensibilidade são predominantes em cada uma delas. O resultado é este novo teste, que além da pontuação geral, apresenta também as subescalas da alta sensibilidade que enfatizam aspectos específicos do traço.

CÁLCULO DO RESULTADO GERAL

Para obter a pontuação total some todas as respostas e divida este valor por 18 (ou pelo número de perguntas que você respondeu, caso não tenha respondido a todas elas).

INTERPRETAÇÃO:

Uma pontuação média superior a 5 indica uma tendência para Alta Sensibilidade. No entanto, as pontuações individuais podem variar dependendo do género, idade, contexto cultural e outras características.

Estas diferenças são, em parte, captadas através das subescalas de sensibilidade.

Um exemplo: as mulheres apresentam uma tendencia a pontuarem mais alto que os homens na subescala de sensibilidade social. Isto ocorre porque, em grande parte das culturas, esta disposição inata tende a ser reforçada pelos papéis de gênero.

SUBESCALAS DE SENSIBILIDADE: 

A pesquisa sugere que existem seis aspectos diferentes da alta sensibilidade, que são medidos através das seis subescalas, identificadas abaixo.

O objetivo das subescalas é captar as distintas maneiras pelas quais a alta sensibilidade se expressa em cada indivíduo.

Deste modo, as pontuações das subescalas abaixo visam lhe ajudar a compreender a maneira como o traço comum da alta sensibilidade se expressa em você e na sua personalidade.

Para calcular sua pontuação em cada subescala, some as respostas às perguntas relativas a cada um destes aspectos e divida por 03 ou pelo número de respostas, caso não tenha respondido a todas as perguntas em algum grupo.
  1. SUBESCALA DE HIPERESTIMULAÇÃO 

Esta subescala avalia a facilidade com que uma pessoa se sente sobrecarregada/hiperestimulada por estímulos externos.

  • Para calcular: some o valor referente às perguntas 3, 9 e 15 e divida o resultado final por 3 (ou pelo número de perguntas que você respondeu neste grupo)
  1. SUBESCALA DE SENSIBILIDADE A EXPERIÊNCIAS POSITIVAS 

Esta subescala indica o quanto uma pessoa aprecia e se sente afetada por experiências sensoriais positivas, como cheiros  sabores ou música, etc.

  • Para calcular: some o valor referente às perguntas 5, 12 e 16 e divida o resultado por 3 (ou pelo número de perguntas que você respondeu neste grupo)
  1. SUBESCALA DE SENSIBILIDADE SOCIAL

Esta subescala  avalia a sensibilidade de uma pessoa aos sinais sociais e sua capacidade para entender e empatizar com as emoções dos outros.

  • Para calcular: some o valor referente às perguntas 4, 8 e 11 e divida o resultado por 3 (ou pelo número de perguntas que você respondeu neste grupo)
  1. SUBESCALA DE PROFUNDIDADE DE PROCESSAMENTO

Esta subescala diz respeito à profundidade com a qual uma pessoa reflete, por exemplo, sobre suas experiências, pensamentos e questões filosóficas.

  • Para calcular: some o valor referente às perguntas 7, 13 e 18 e divida o resultado por 3 (ou pelo número de perguntas que você respondeu neste grupo)
  1. SUBESCALA DE REATIVIDADE EMOCIONAL

Esta subescala avalia quão fortemente uma pessoa reage emocionalmente às experiências, quer demonstre externamente ou não

  • Para calcular: some o valor referente às perguntas 2, 6 e 10 e  divida o resultado  por 3 (ou pelo número de perguntas que você respondeu neste grupo).
  1. SUBESCALA DE SENSIBILIDADE AOS DETALHES

Esta subescala avalia o nível de atenção de uma pessoa às mudanças sutis e aos detalhes no seu ambiente

  • Para calcular: some o valor referente às perguntas 1, 14 e 17 e  divida o resultado  por 3 (ou pelo número de perguntas que você respondeu neste grupo).

Espero que o questionário lhe ajude na sua jornada de autoconhecimento.

Beijos e bênçãos

Fonte:

Pluess, M., Aron, E., Kähkönen, J. E., Lionetti, F., Huang, Y., Tillmann, T., Greven, C., & Aron, A. (2024). Evolution of the Concept of Sensitivity and its Measurement: The Highly Sensitive Person Scale-Revised. PsyArXiv. https://osf.io/preprints/psyarxiv/w7bqu.

 

 

 

 

Assine a minha Newsletter

Cadastre-se aqui e torne-se parte da nossa comunidade