Regulação do sistema nervoso: a chave para o bem-estar de uma PAS

15/11/2024 artigos Rosalira Oliveira

pessoa sistema nervoso reguladoImagino que este título possa ter lhe deixado com muitas dúvidas na cabeça. Como se você me dissesse: espera aí, Rosalira,  o que vem a ser regulação do sistema nervoso? E como isso pode ajudar uma pessoa altamente sensível a ter maior bem-estar na sua vida?

Entendo a sua confusão e a verdade é que tudo isto ainda é muito novo. Porém, como diz o título, acredito que no entendimento do papel do sistema nervoso no nosso equilíbrio e no aprendizado de como obter e manter a sua regulação reside a chave para lidar com estímulos sem nos sentirmos saturados e sobrecarregados.

Mas antes de tudo, precisamos falar sobre o sistema nervoso de uma pessoa altamente sensível e a maneira como ele se diferencia daquele das outras pessoas

O principal papel do sistema nervoso é transmitir sinais entre as diferentes partes do nosso corpo, coordenando a resposta aos estímulos. Por conta de uma diferença na atividade das substâncias que transmitem estes sinais  – chamadas neurotransmissores – o sistema nervoso dos altamente sensíveis apreende os estímulos de uma maneira mais profunda e completa do que a maioria das pessoas. É esta diferença que nos torna capazes de absorver mais informações tanto do meio ambiente quanto do nosso próprio corpo e emoções.

Mais ainda, essas informações também são processadas por muito mais tempo, o que faz com que tenhamos uma forte tendência a permaneceremos agitados, ansiosos ou hiperestimulados, mesmo após um evento estressante. E esta tendencia que pode nos levar, rapidamente, a desregulação do sistema nervoso.

sistema nervoso regulado e desreguladoRegulação e desregulação: de que se trata afinal?

Quando seu sistema nervoso está em um estado regulado responde ao estresse facilmente, sem que as circunstâncias estressantes se tornem um problema para sua saúde.  Essa flexibilidade permite que seu sistema nervoso lide com os estressores sem ficar sobrecarregado mantendo um ambiente no corpo que permite que todos os outros sistemas funcionem sem problemas. Um sistema nervoso regulado pode responder a tudo, desde um pequeno estressor agudo, como um ruído alto repentino, até um estressor de longo prazo.

Um sistema nervoso desregulado, por outro lado, perdeu sua capacidade natural de responder de maneira flexível aos estressores. Está preso em um estado cronicamente ativado e não passa tempo suficiente no estado de descanso e recuperação. Por conta disso você pode se sentir ansioso o tempo todo, como se sempre houvesse algum perigo e você nunca pudesse relaxar completamente. Ou pode ficar preso em um estado de esgotamento ou desligamento onde se sente exausto, deprimido ou como se nada na sua vida fosse realmente importante para você. Muitas vezes, um sistema nervoso desregulado alterna entre esses estados e você se sente preso em um ciclo onde se alternam ansiedade e fadiga.

Você se reconhece nesta descrição? Eu sim. Como disse antes, a extrema responsividade do nosso sistema nervoso, e o desconhecimento de como atuar para manter a regulação, faz com que muitos de nós, altamente sensíveis, tenhamos um sistema nervoso cronicamente desregulado.

Por isso, aprender a regular o seu sistema nervoso é a chave para o bem-estar de uma pessoa altamente sensível

E como regulamos nosso sistema nervoso?

Antes de mais nada é preciso entender que a desregulação do sistema nervoso não é algo que acontece do dia para a noite.  É o resultado de um estilo de vida que não respeita as particularidades do seu sistema nervoso altamente sensível. Portanto, o trabalho de restabelecer a regulação do seu sistema nervoso também é um trabalho de longo prazo. Não se pode pular etapas e nem avançar rápido demais. passo a passo regulação sistema nervoso

Um outro ponto importante é que se trata de um trabalho integral, porque o sistema nervoso é algo integral, que está relacionado não apenas com o seu corpo e sua mente, mas também com as qualidade das suas relações pessoais e sociais e a sua ligação com alguma forma de espiritualidade. Ou seja, trata-se de um trabalho que implica em abordar cada ser humano em sua totalidade.

E, finalmente, é preciso seguir uma estrutura que apoie essa retomada da regulação por parte do sistema nervoso. Em seu livro “Heal Your Nervous System”, ainda sem tradução em português, a dra. Linnea Passaler apresenta uma estrutura baseada em 05 estágios

  • Consciência: onde você aprende a entender claramente o que está acontecendo em todo o sistema nervoso;
  • Regulação: onde você aprende a usar atividades físicas, como a respiração e os exercícios, para mudar para um estado mais calmo e relaxado;
  • Restauração: o estágio onde você se dedica a abordar as causas profundas de sua desregulação;
  • Conexão: o estágio que enfatiza a importância da nossa conexão com as outras pessoas, com a natureza, com a beleza e com o propósito para assegurar o nosso bem-estar;

E, por fim, o último estágio

  • Expansão: que é onde buscamos a integração de todos os anteriores para construir (e manter) a capacidade do sistema nervoso de se manter regulado.

Nos próximos artigos explicarei mais sobre estes estágios e trarei algumas sugestões de práticas para iniciar em cada um deles. Mas, agora gostaria de te apresentar

Uma ideia para começar

Uma maneira simples de diminuir o estresse e o estado de ativação constante que caracterizam um sistema nervoso desregulado é se envolvendo em atividades que lhe ajudam a acalmar-se.

Algumas práticas que você pode experimentar:

  • Aromaterapia e óleos essenciais: sobretudo lavanda, bergamota, valeriana e manjericão;
  • Acupuntura;
  • Jardinagem
  • Exposição ao sol
  • Andar descalço
  • Cantar ou cantarolar
  • Oração e meditação

É claro que nem todas as práticas são adequadas para todas as pessoas. Cada um de nós, seja altamente sensível ou não, terá que descobrir aquelas que nos dão um melhor resultado. Mas, quero te dizer que mais importante do que as atividades é a constância com a qual você as realiza. Os estudos têm mostrado com cada vez mais evidências como diferentes atividades diárias podem afetar significativamente nossos corpos e mentes.

O estresse é parte integrante de nossas vidas e tem um impacto profundo sobre a nossa saúde. Um sistema nervoso desregulado pode predispor uma pessoa a distúrbios ou doenças como asma, depressão, fibromialgia , dores de cabeça, alergias, diabetes, problemas gastrointestinais, pressão alta, artrite reumatoide e até mesmo câncer. Daí a importância de ajustar nosso sistema nervoso para que ele seja capaz de forma adequada com o estresse.

Recuperar  a flexibilidade e a capacidade do sistema nervoso de responder aos estressores, sem ficar preso na saturação e na sobrecarga sensorial, é um aprendizado vital para uma pessoa altamente sensível. Espero que algumas destas ferramentas, que são apenas uma pequena parte de um grande conjunto de técnicas simples e de eficácia comprovada, possam lhe ajudar nesta tarefa. Seu corpo e mente lhe agradecerão.

Beijos e bênçãos,

Rosalira

 

 

 

Comentários
Pesquisar
Veja também
Curta nossa página
YouTube

Assine a minha Newsletter

Cadastre-se aqui e torne-se parte da nossa comunidade