Coaching: com cuidado, você e sua sensibilidade florescerão

Coaching: com cuidado, você e sua sensibilidade florescerão

12/11/2016 artigos Rosalira Oliveira

De que se trata?

O coaching ontológico é um processo de aprendizagem que nos torna conscientes da pessoa que estamos sendo e propicia a ferramentas para a transformação desta pessoa. . Seu objetivo é ajudar o cliente a mudar suas interpretações – sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo – a fim de que ele possa desenvolver a atitude e a aptidão necessárias para gerar novas ideias, criar novas possibilidades e descobrir novos significados em sua vida. Trata-se de um convite a soltar o seguro e conhecido para iniciar uma viagem ao campo do ainda não explorado e atrever-se a desenhar um futuro melhor, mais congruente com suas aspirações e valores.

 

Como o coaching pode ajudar uma pessoa altamente sensível? 

  • Se você é uma PAS é bem provável que algumas das características que definem as pessoas altamente sensíveis tenham lhe trazido problemas e conflitos para os quais você não conseguiu encontrar uma explicação coerente. Talvez tenha convivido por muito tempo com a sensação de ser “diferente”, de não se encaixar, de ter as emoções à flor da pele e uma maneira muito profunda de ver a vida.

 

Todas estas situações encontram sua explicação quando você descobre a existência da alta sensibilidade e se identifica como uma PAS. É como se, finalmente, as peças do quebra-cabeças da sua vida começassem a se encaixar. Você começa a ter uma nova compreensão de muitas experiências que antes lhe havia custado entender e assimilar.  A partir deste momento você já pode dar início a tarefa de equilibrar a sua alta sensibilidade e integrá-la de forma positiva na sua vida.

 

Aprender a equilibrar a sensibilidade é uma necessidade na vida de toda pessoa altamente sensível. E não é difícil e nem complicado. Trata-se de autoconhecer-se e de encontrar as ferramentas adequadas para cuidar-se. O processo de coaching lhe propicia um espaço seguro para realizar esta tarefa. Ao longo do nosso trabalho você aprenderá a:

 

* Lidar com o excesso de informação sensorial;

* Reconhecer os sinais e prevenir o stress;

* Conhecer e lidar com as necessidades do seu corpo sensível (a dieta, o sono, o espaço vital);

* Manter-se em seu centro e vigiar seus limites pessoais;

* Desenvolver segurança em situações sociais, superando a ansiedade e a “timidez”;

* Valorizar-se e aumentar a autoestima;

* Identificar suas crenças limitantes e reduzir sua influência;

* Identificar seu dialogo interior e os mecanismos de autossabotagem;

* Apropriar-se de suas emoções e lidar com a emocionalidade excessiva;

* Equilibrar a tendência a “se dar demais” nas amizades e relações afetivas;

* Lidar com situações de conflito

* Equilibrar a impulsividade e/ou a tendência a ser reservado em demasia;

 

Porque é equilibrar a sensibilidadeimportante?

Equilibrar as características associadas à alta sensibilidade lhe permitirá sentir-se mais tranquilo(a) e centrado(a) no seu dia-a-dia e no desempenho das suas atividades cotidianas. Também lhe permitirá transformar o seu modo de encarar as características associadas ao traço: deixando de vê-las como “problemas” para percebê-las como vantagens potenciais.

 

Estas segurança e tranquilidade interiores lhe levarão a um novo patamar de autoconhecimento e compreensão de si mesmo e de suas motivações. A partir deste ponto lhe será possível reavaliar o sentido que deseja dar a sua vida e estabelecer com mais clareza o caminho adequado para chegar aos seus objetivos. Sem esta base proporcionada pela sensibilidade equilibrada, você tende a se sentir extremamente vulnerável aos acontecimentos externos e a ter dificuldade em manter-se centrado nos seus objetivos, vivendo numa espécie de montanha russa de emoções.

A vantagem de trabalhar com um profissional que conheça o traço

Esta é uma recomendação da própria dra. Elaine Aron. De acordo com ela trabalhar com profissionais (terapeutas conselheiros, coachs) que desconheçam o traço pode ser, não apenas ineficiente, como também danoso, porque pode levar a uma confusão entre a alta sensibilidade e outros temas como a introversão ou a timidez. Quando o profissional além de conhecer o traço é também ele uma pessoa altamente sensível, a troca de experiências e a compreensão das situações vivenciadas é, sem dúvida, bem mais profunda. Como testemunha o depoimento de uma de minhas clientes:

 

“Ser uma PAS no nosso mundo atual nem sempre é fácil. Eu sofria muito por ser diferente, achando que eu era sempre um problema por ser como era. Eu não achava o meu lugar e não entendia o porquê de ser diferente, se era para sofrer por isso. Com o tempo até aceitei a ideia que eu era um problema. Até o dia que Deus colocou no meu caminho essas pessoas que iluminaram o meu caminho. Rosalira, através do coaching, foi uma destas pessoas importantes que me permitiram voltar a minha essência. Rosalira, sendo uma coach mas, sobretudo, uma PAS, me fez sentir-me à vontade e não me sentir mais sozinha, estranha ou como se eu fosse um problema. Falamos o mesmo idioma do coração! Que sensação de Liberdade!!! “ (Yohanna Diaz Qero Kranberguer)

 

Como funciona?

O trabalho consiste em sessões semanais, de cerca de uma hora e meia de duração, realizadas online através do skype. Embora seja algo relativamente novo no Brasil, o uso de tecnologias como o skype para o trabalho de coaching tem sido cada vez mais adotado no mundo inteiro, constituindo atualmente a maioria dos atendimentos nos EUA e Europa.

 

Pessoalmente, penso que para muitas PAS as sessões online costumam apresentar algumas vantagens em relação às presenciais, entre elas o fato de que: aumentam o nível de concentração, diminuindo eventuais distrações; criam uma zona de conforto emocional para o cliente, permitindo-lhe estar à vontade em um ambiente familiar e lhe oferecem a possibilidade de dosar seu nível de exposição (decidindo por exemplo, se deseja ou não fazer contato visual) e, com isso, controlar a ansiedade e a hiperexcitação. Tudo isso tende a proporcionar  ao cliente uma sensação de segurança, tranquilidade e controle, que tende a tornar  a comunicação mais profunda e mais focada.

 

“Comecei o coaching quando minha vida se encontrava em tempestade. A cada sessão, o fato da sensibilidade ser o principal ponto chave das conversas me ajudou muito, consegui visualizar com clareza meus problemas e assim organizei minha vida dando prioridade ao que realmente importa” (Maite Cuevas, São Paulo).

 

O processo se inicia com uma sessão experimental gratuita, na qual discutimos o modo como a alta sensibilidade  afeta a sua vida, os temas que deseja trabalhar e os resultados que espera atingir. Uma vez estabelecidos estes pontos, iniciamos um conjunto de dez sessões, durante as quais trabalharemos nos temas definidos por você. Após cada sessão te enviarei um documento com questões para ajudar na reflexão sobre o trabalho realizado e no desenho de ações relacionadas ao tema tratado. Ao final do processo fazemos juntos uma avaliação e do trabalho e dos resultados alcançados.

 

É adequado para mim?

 

Em princípio, o coaching é adequado para todas as pessoas, particularmente nos momentos em que necessitam realizar uma mudança na sua perspectiva de vida. Entretanto, as pessoas altamente sensíveis enfrentam desafios específicos quando se trata de equilibrar sua sensibilidade e desfrutá-la com alegria e tranquilidade. É exatamente para lhe permitir avaliar se a minha abordagem é a adequada para você que lhe ofereço a sessão inicial gratuita.

 

Como coach, Rosalira possui a capacidade de clarear os caminhos, levar para o aqui e agora e para a praticidade assuntos intangíveis, – o que considero complicado pessoalmente -, mas ela o executou com graça e serenidade. Sutilmente leva à decisões consequentes.  Em conjunto foi uma experiência altamente positiva e recomendável que chegou bem no momento certo da minha vida para me ajudar a fazer uma boa escolha na reorientação profissional. Sua experiência pessoal ajudou muito; senti-me amparada, acolhida, não julgada, protegida, segura. Tudo isso foi muito importante para eu ganhar confiança e acreditar no processo, em mim e na coach. Cresci como pessoa. Seu acompanhamento me forneceu segurança, firmeza através das estratégias bem elaboradas, fez mais inteligente meu instinto, mais aguçada a escuta da minha intuição, e me deu força interior. Literalmente senti implodir um eu meu que andava escondido e medroso” Alícia Silvestre- Zaragoza- Espanha

 

Se você se interessou pelo meu trabalho entre em contato comigo para receber mais informações e agendar sua sessão experimental gratuita. Você pode fazer isso clicando aqui ou enviando um e-mail para: rosalira@amesuasensibilidade.com.br.  Note, porém, que este é um trabalho individual e personalizado e, por conta disso, eu disponho de uma capacidade limitada de incluir novos clientes. Assim sendo, contate-me rapidamente se quiser  garantir um dos horários disponíveis.

 

Beijos e bênçãos,

 

Rosalira

 

 

 

 

Comentários
Tags
Sobre o autor
Rosalira Oliveira Sou coach com formação em coaching ontológico e especializada em alta sensibilidade. Fiz minha transição recentemente, quando encerrei meu ciclo como pesquisadora e doutora em antropologia cultural e tornei-me criadora do “Ame sua sensibilidade”, um programa de coaching destinado a ajudar as pessoas altamente sensíveis a compreender e integrar em essa sua característica, de modo a viver uma vida com mais felicidade e significado.

Alta sensibilidade e você. Conheça agora o curso online.Clique aqui
+